As instituições financeiras no Brasil tiveram que iniciar, em 2022, uma profunda revisão nas suas práticas quanto aos temas da responsabilidade e dos riscos envolvendo as dimensões social, ambiental e climática.
Essas práticas envolvem diversas áreas das instituições financeiras, sendo fundamental compreender o alcance das normas e se preparar para uma boa adequação.
Atualize-se quanto às mudanças regulatórias editadas pelo Conselho Monetário e pelo Banco Central!
Validade de acesso: 30 dias.
Curso 100% Ao Vivo
Certificado: Sim
Profissionais que atuam em:
Consultor para temas do Sistema Financeiro e de Governança. É conselheiro certificado e membro da Comissão de Governança em Instituições financeiras do IBGC.
É membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Atuou no Banco Central do Brasil, onde foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária e Consultor da Diretoria, bem como representante em diversos grupos do Comitê de Basileia e do Financial Stability Board.
Colaborou para o Banco Santander (Brasil) S.A. como Superintendente Executivo de Public Policy, atuando sobre a agenda regulatória e relacionamento com autoridades.
Tem Mestrado em Economia, Doutorado em Política e MBA em Controladoria, tendo sido professor de Economia da PUC-SP.
Atualize-se sobre as novas regras tributárias que estão transformando o sistema financeiro.
Atualize-se com as novas normas da e-Financeira e evite riscos fiscais em sua instituição!
Compliance na prática: domine ética, risco e governança para impulsionar sua carreira e o sucesso corporativo.
Você está pronto para dominar os principais relatórios regulatórios exigidos pelo Banco Central do Brasil?
Aprenda a calcular o RWA SENS, entenda os modelos internos (IMA) e aplique as exigências mais recentes do CMN e Banco Central na prática.
Entenda a tributação no setor financeiro com foco em bancos!
Domine as normas contábeis e regulatórias do setor financeiro e de pagamento!
Participe deste curso essencial para quem deseja entender os conceitos, as atribuições e os mecanismos por trás da gestão integrada de ativos e passivos em instituições financeiras.
Capacite-se para aplicar corretamente os novos critérios contábeis exigidos para operações de câmbio, conforme a Resolução CMN nº 4.966/21 e o novo plano de contas do COSIF.
O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado das principais diferenças entre a norma contábil internacional IFRS 9 e a Resolução CMN 4.966 do Banco Central do Brasil.