Entre para a lista de espera!
Regras Prudenciais
Em breve
Regras Prudenciais para Serviços de Pagamento
Saiba como as Instituições Financeiras e de pagamentos serão impactadas com a nova regulamentação.

Categoria:

Nível: intermediario
Carga horária: 8h

Regras Prudenciais para Serviços de Pagamento: Como as Instituições Financeiras e de pagamentos serão impactadas com a nova regulamentação

Na última década as Instituições de Pagamentos vêm evoluindo e ofertando cada vez mais uma gama maior de produtos para seus clientes. Muitas dessas IPs acabaram constituindo Sociedades de Crédito ou Financeiras para apoiar seu crescimento, passando a ter um modelo de negócio mais complexo e consequentemente acabaram incorrendo em maiores risco.

A fim de aprimorar as regras de gerenciamento de riscos e capital para que estas capturassem os reais riscos assumidos pelas IPs, o Banco Central do Brasil publicou um novo arcabouço regulatório para os serviços de pagamentos.

Em março de 2022 foram publicadas as Resoluções BCB 197, 198, 199, 200, 201 e 20, as quais definem os critérios para as classificações dos conglomerados prudenciais integrado por ao menos uma instituição que realize serviço de pagamento, as diretrizes para o gerenciamento de riscos e as regras para o cálculo de requerimento mínimo de Patrimônio de Referência.

Validade de acesso: 30 dias.

Curso 100% Ao Vivo

Certificado: Sim

Conheça o conteúdo

Os Acordos Prudenciais: Histórico, Motivações e Evoluções Normativas
Conceitos de requerimento de capital de Basileia III
  • As definições e composição do Patrimônio de Referência;
  • As definições de ativos ponderados pelo risco (RWA) para risco de crédito, risco operacional e risco de mercado.
Regras prudenciais para Serviços de Pagamento
  • Motivações para publicações dos novos normativos;
  • Regras para a classificações dos conglomerados.
Gerenciamento de Riscos e Capital
  • Declaração de Apetite por Riscos (RAS)
  • Principais Elementos da Estrutura de Gerenciamento de Riscos para os conglomerados tipo 1, tipo 2 e tipo 3;
  • Principais Elementos da Estrutura de Gerenciamento de Capital para os conglomerados tipo 1, tipo 2 e tipo 3;
  • Requisitos de Governança;
  • Requisitos de Transparência.
Regras prudenciais para Serviços de Pagamento
  • Conglomerados Tipo 1 –Cálculo de requerimento mínimo de capital;
  • Conglomerados Tipo 2 –Cálculo de requerimento mínimo de capital;
  • Conglomerados Tipo 3 –Cálculo de requerimento mínimo de capital.
Diagrama Completo de Bases Normativas

O que vou aprender?

No programa você vai rever os principais conceitos e definições de riscos e capital endereçados pelos Acordos de Basileia no contexto do BIS e do Banco Central do Brasil. Entender como as Intuições de Pagamentos serão impactadas com os novos normativos (Resoluções BCB 197, 198, 199, 200, 201 e 202) e ensinar como calcular os requerimentos mínimos de capital para os conglomerados Tipo 1, 2 e 3.

O programa aborda integralmente os conceitos e definições estabelecidos Banco Central do Brasil, sob um enfoque analítico-expositivo, com exemplos e exercícios práticos para a aplicação do conteúdo abordado.

Para quem é esse curso?

Profissionais de gerenciamento de riscos e envolvidos com a gestão e/ou a apuração de capital nas instituições financeiras.

Conheça seus professores

Vanessa Vilches Muñoz

Experiência de 16 anos na indústria financeira, mais notadamente na área de Compliance e Gestão de Riscos e Capital. Na área de Gestão de Riscos possui vivência na implantação de estruturas para o gerenciamento de riscos, gestão de capital e conhecimentos sólidos de metodologias para a identificação, monitoramento e mitigação de riscos.

Atuou no auxílio a Alta Administração na definição do apetite aos riscos, elaboração da matriz de riscos, disseminação da cultura de riscos, análise de novos produtos, serviços e processos com foco em riscos.

Gerente Sênior na BIP Consultoria desde 2018, atua com projetos de consultoria relacionados a riscos e capital e aspectos regulatórios do Banco Central e CVM. Palestrante em eventos de riscos nas associações e no GRISC.

Regras Prudenciais para Serviços de Pagamento
6x
R$ 200,00

Sem juros

R$ 1.200,00 à vista

Site seguro, pagamento processado por IUGU, clique aqui e saiba mais.

Marco Aurélio - Odebrecht

O curso de IFRS fez eu ter analises mais críticas na empresa. Agradeço pelo método aplicado nas aulas e a didática dos professores em que sempre tentavam explicar baseado em exemplos reais ou mesmo apresentando em razonetes para melhor entendimento. A aulas online basicamente fazem o conteúdo fluir com naturalidade sem muitas interrupções e automaticamente faz o aluno correr mais atrás o que influencia em seus conhecimentos.

Francisco de Assis

O curso Online de Matemática Financeira é muito bom e o material de apoio e estudo é excelente!

Débora Ribeiro

Achei o curso Online de IFRS 9 muito rico em detalhes no qual me ajudou muito sobre o entendimento deste tema.

Gilson Santos - Mercedes Benz

Na minha opinião, considerando a carga horária e o conteúdo abordado, o curso de Formação em IFRS foi excelente e superou minhas expectativas. Parabéns pela proposta oferecida e sua condução!

Pedro Henrique - Banco do Brasil

Vivenciamos um momento de profundas alterações no cenário contábil, de ordem mundial. Essencial, portanto, termos à disposição cursos de excelência para aprimoramento técnico contínuo. Considero que o curso preparatório e a certificação internacional me proporcionaram uma visão abrangente do mundo das IFRS, capacitando-me para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Agradeço a FBM pela excelente e inovadora iniciativa!”.

Esse curso não está disponível no momento!

Não se preocupe, seja o primeiro a ficar sabendo quando abrirmos novas inscrições!

Orçamento para empresas

Solicite um orçamento corporativo para esse curso.

Preencha o formulário:

Preencha o formulário: