Entre para a lista de espera!
Instituições Financeiras
Em breve
Formação em Contabilidade de Instituições Financeiras (FCIF)
Treinamento completo sobre as normas contábeis tanto no padrão do Banco Central do Brasil (BACEN) como no padrão internacional (IFRS). Um curso único no mercado, focado na realidade e necessidades das instituições financeiras nesse momento de profundas mudanças no panorama contábil para essas entidades.
Nível: avancado
Carga horária: 100h
Pontuação CRC: 100

Sobre o Curso

O curso de Formação em Contabilidade de Instituições Financeiras (FCIF) da FBM Educação tem como objetivo principal ser um treinamento completo sobre as normas contábeis tanto no padrão do Banco Central do Brasil (BACEN) como no padrão internacional (IFRS). Um curso único no mercado, focado na realidade e necessidades das instituições financeiras nesse momento de profundas mudanças no panorama contábil para essas entidades.

Detalhes

Com carga horária total de 100 horas aulas na modalidade ao vivo, o curso aborda todas as normas relevantes com aplicações práticas para as instituições financeiras, incluindo as novas regras sobre instrumentos financeiros (Resolução CMN 4966/21 e IFRS 9), combinações de negócios e participações societárias (Resolução CMN 4817/2020), além de diversos outros normativos válidos para as instituições financeiras. 

As disciplinas são ministradas por docentes capacitados e com ampla formação técnica, com prática e experiência nas rotinas contábeis das instituições financeiras.

Garanta já sua vaga!

Vantagens

  • Aulas Ao Vivo com os professores via plataforma Teams;
  • Gravação das aulas disponibilizadas na plataforma de ensino a distância da FBM;
  • Materiais na plataforma para download;
  • 1 ano de acesso ao curso.

Conheça o conteúdo

Módulo I: Demonstrações Financeiras

Introdução e aspectos regulatórios
Estrutura Conceitual
Apresentação das Demonstrações Financeiras
Lucro por ação
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Políticas contábeis, estimativas e erros
Eventos subsequentes

Módulo II: Instrumentos Financeiros

Instrumentos financeiros
Valor Justo

Módulo III: Combinação de negócios e participações societárias

Combinação de negócios
Controladas e consolidação
Coligadas
Joint ventures
Conglomerado prudencial

Módulo IV: Ativos e passivos

Imobilizado, Intangível e Impairment
Pagamentos baseados em ações
Provisões e contingências
Benefícios aos empregados
Tributos sobre o lucro
Partes relacionadas
Efeitos das Mudanças nas taxas de câmbio
Arrendamentos

O que vou aprender?

Todas as normas relevantes acerca das transações das instituições financeiras nos padrões BACEN-GAAP e IFRS, desde a preparação das demonstrações contábeis, instrumentos financeiros, combinações de negócios e participações societárias, arrendamentos e muito mais!

Espera-se que ao final do curso os alunos compreendam, de maneira prática, como a nova regulamentação impactará as instituições financeiras, quais os principais processos e áreas impactados seja no desempenho de suas atividades ou na leitura e uso das demonstrações financeiras das referidas instituições.

Programas que esse curso pontua

☉ AUD: 100 pontos

☉ CMN: 100 pontos

☉ PREVIC: 100 pontos

☉ SUSEP: 100 pontos

☉ PERITO: 100 pontos

☉ PROGP: 100 pontos

☉ PRORT: 100 pontos

☉ PREVICAUD: 100 pontos

Para quem é esse curso?

Profissionais de instituições financeiras, de diferentes níveis hierárquicos, que atuam diretamente em áreas de Contabilidade, Controladoria, Tributos, Finanças, Riscos e TI, que lidam com contabilidade de instituições financeiras, que desejam ampliar e/ou atualizar seus conhecimentos sobre as normas contábeis brasileiras aplicadas às instituições financeiras (BACEN-GAAP) e normas internacionais de contabilidade (IFRS) ou ainda que visam oportunidades em áreas relacionadas.

Por que fazer esse curso?

- O curso contempla todo o arcabouço contábil em dois padrões IFRS e BACEN-GAAP.

- Além disso, contempla as normas que entraram em vigor recentemente e as normas que ainda vão entrar em vigor, mas que já causam “rebuliço” no mercado.

- O curso é focado nas instituições financeiras.

- Faça networking!! As turmas reunirão diversas pessoas atuantes nesse nicho de mercado.

Conheça seus professores

Carlos Quinteiro

Possui larga experiência na área Controladoria e Contabilidade, com ênfase em Mercado Financeiro, IFRS, Controladoria e relações com investidores (RI).

É professor de cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições do país. Aluno especial dos cursos de Doutorado em Contabilidade e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é mestre e também graduado em Contabilidade pela FEA-USP.

Rodrigo Youssef

Consultor Contábil no Banco Bradesco.

Mestre em Ciências Contábeis, pela FECAP, Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Mais de 14 anos de atividade com normas locais (BACEN) e internacionais (IFRS), em instituições privadas – pwc, Banco Santander, Banco Voiter, XP Investimentos e Banco Bradesco.

Fabio Bassi

Fabio Bassi

Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP; MBA em IFRS pela Fipecafi.

Instrutor de cursos sobre contabilidade societária e internacional (IFRS), instrumentos financeiros e contabilidade bancária.

Profissional de contabilidade com experiência de 10 anos no mercado financeiro, com atuação em bancos nacionais e internacionais.

Atualmente é Especialista em Normas Contábeis no Banco BV.

MARCELO CAMBRIA

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP; Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Instrutor da FBM Educação;

Professor da graduação em ciências contábeis para graduados; dos MBAs em Gestão Tributária, Controladoria, Contabilidade e Finanças (CEFIN e CEFIN-Itaú), Relação com Investidores; do Curso de Contabilidade Avançada – Padrões IFRS/CPC para a CVM e dos cursos de educação executiva da FIPECAFI;

Professor e instrutor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e Derivativos na FECAP;

Co-autor, colaborador e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro” e “Administração Financeira” nas Editoras Atlas e Mc Graw Hill;

20 anos de experiência em contabilidade, mercado financeiro e finanças;

Experiência na implantação das normas IFRS 9, 15 e 16, na B3, Citibank, HSBC, Banco Barclays e BankBoston;

Membro da ABBC atualmente e do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011.

SAMIR SAYED

Samir Sayed é Coordenador Técnico e instrutor na FBM Educação. Ele é Doutor, Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela prestigiosa FEA-USP. Além disso, ele detém a Credencial FSA (Nível 1) concedida pela IFRS Foundation.

Samir é diplomado e certificado em IFRS pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA-UK). Ele também possui certificações em IFRS e IFRS for SMES do The Institute of Chartered Accountants of England and Wales (ICAEW-UK).

Ele completou o Programa de Acreditação USGAAP na KPMG Business School. Samir tem mais de 15 anos de experiência trabalhando com normas de sustentabilidade e contábeis nacionais e internacionais. Ele tem experiência em diversos tipos de entidades e atividades de ensino.

Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em organizações de prestígio como FBM EducaçãoKPMGBI&PFIPECAFIUNIFESP entre outras. Sua vasta experiência e conhecimento fazem dele um especialista em seu campo. Seu currículo reflete seu compromisso com a excelência na área de Ciências Contábeis.

Formação em Contabilidade de Instituições Financeiras (FCIF)

Site seguro, pagamento processado por IUGU, clique aqui e saiba mais.

Esse curso não está disponível no momento!

Não se preocupe, seja o primeiro a ficar sabendo quando abrirmos novas inscrições!

Orçamento para empresas

Solicite um orçamento corporativo para esse curso.

Preencha o formulário:

Preencha o formulário: