Entre para a lista de espera!
Em breve
Boas práticas de governança corporativa para cooperativas de crédito
A Governança Corporativa permeia cada vez mais a pauta das cooperativas de crédito, modernamente chamadas de instituições financeiras cooperativas.

Categoria:

Nível: intermediario
Carga horária: 18h

Os 05 princípios da Governança, estabelecidos na 6ª Edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa (2023): Integridade; Transparência; Equidade; Responsabilização (Accountability) e Sustentabilidade estão sendo invocados pelos cooperados e pela sociedade a fim de que elas sejam cada vez mais sustentáveis dos pontos de vista econômico, financeiro, social, climático e ambiental. Em paralelo, os órgãos sociais dessas instituições precisam exercer seus papéis com mais efetividade, eficácia, efetividade, economicidade, segregação de funções e redução de conflitos de interesses. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023 (OCB), o Brasil possuía 728 cooperativas singulares, que reuniam 15,5 milhões de cooperados e quase 100 mil empregados. Os números mostram a pujança desse modo de organização econômica, o que justifica a necessidade de capacitações nesse tema.

O curso “Boas práticas de governança corporativa para cooperativas de crédito” é um curso totalmente prático. Durante as aulas são mostradas alternativas para incrustar os princípios universais da governança corporativa no dia a dia da cooperativa e como inclinar as rotinas dos órgãos sociais da instituição de forma a otimizar a aplicação desses princípios, sempre apoiado em muito debate, reflexões e provocações.

Carga Horária: 18 horas

Validade de acesso: 30 dias.

Curso 100% Ao Vivo

O curso tem aulas semanais, de terça e quinta-feira, sempre das 19h00 às 22h00, via Plataforma Microsoft Teams, sendo ao todo seis encontros.

 

A FBM Educação reserva-se o direito de alterar ou cancelar o curso que não atingir o número mínimo de alunos por turma.

Conheça o conteúdo

Módulo I - Os fundamentos da governança e a assembleia geral (6 horas)

1º Encontro: Os fundamentos mais recentes da governança corporativa
2º Encontro: O papel dos cooperados

Módulo II - O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva (6 horas)

1º Encontro: O papel do Conselho de Administração
2º Encontro: O papel da Diretoria Executiva

Módulo III - Os órgãos de fiscalização e controle e os mecanismos de conduta (6 horas)

1º Encontro: Os papéis dos órgãos de fiscalização e controle
2º Encontro: Os papéis dos mecanismos de conduta

O que vou aprender?

O aluno encerrará o curso compreendendo perfeitamente que governança corporativa vai muito além de um organograma, e que medidas são necessárias para colocar diuturnamente a teoria em prática. Aprenderá, também:

  1. Os fundamentos mais recentes da governança corporativa;
  2. O papel dos cooperados;
  3. O papel do Conselho de Administração;
  4. O papel da Diretoria Executiva;
  5. Quem são e quais os papéis dos órgãos de fiscalização e controle;
  6. Quem são e quais os papéis dos mecanismos de conduta.

Para quem é esse curso?

Conselheiros de administração, conselheiros fiscais, diretores executivos, conselheiros consultivos, cooperados, delegados e profissionais das secretarias de governança de Confederações, Centrais e Singulares.

Conheça seus professores

Edivan Junior Pommerening

Gerente Operacional na Central Cresol Sicoper desde 2021, onde coordena áreas como: Governança, Planejamento Estratégico, Expansão, Normas e Compliance, Societária e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT). Coordenador da Área de Compliance da Central Cresol Sicoper desde 2014 (Cooperativismo Financeiro). Professor universitário desde 2013, em cursos de graduação e pós-graduação, em temas ligados ao Mercado Financeiro, especialmente Mercado de Capitais e Governança Corporativa.

Intercâmbio no Canadá em maio de 2017, com o tema Cooperativismo Financeiro. Auditor Interno da Cooperativa Agroindustrial Alfa – Cooperalfa – de Chapecó-SC de 2006 a 2014. Programa de Desenvolvimento de Líderes pela Fundação Dom Cabral – Julho/2023.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Exponencial – FIE (2007), especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2010), MBA em Gestão Estratégica em Cooperativas de Crédito pela Unoesc (2019), MBA Executivo em Mercado Financeiro e Investimentos, também pela Unoesc (2022) e MBA Executive Leadership pela Franklin Covey (em andamento).

Possui as Certificações Profissionais CPA-10 (2015), CPA-20 (2016) e CEA (2019) concedidas pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), para atuar no mercado financeiro como assessor de produtos financeiros de investimentos. Ministra aulas, cursos e palestras dentro do tema Educação Financeira, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, Investimentos Financeiros, Governança Corporativa e Bolsa de Valores.

Boas práticas de governança corporativa para cooperativas de crédito
6x
R$ 249,50

Sem juros

R$ 1.497,00 à vista

Site seguro, pagamento processado por IUGU, clique aqui e saiba mais.

Esse curso não está disponível no momento!

Não se preocupe, seja o primeiro a ficar sabendo quando abrirmos novas inscrições!

Orçamento para empresas

Solicite um orçamento corporativo para esse curso.

Preencha o formulário:

Preencha o formulário: