Regras Prudenciais para Serviços de Pagamento: Como as Instituições Financeiras e de pagamentos serão impactadas com a nova regulamentação
Na última década as Instituições de Pagamentos vêm evoluindo e ofertando cada vez mais uma gama maior de produtos para seus clientes. Muitas dessas IPs acabaram constituindo Sociedades de Crédito ou Financeiras para apoiar seu crescimento, passando a ter um modelo de negócio mais complexo e consequentemente acabaram incorrendo em maiores risco.
A fim de aprimorar as regras de gerenciamento de riscos e capital para que estas capturassem os reais riscos assumidos pelas IPs, o Banco Central do Brasil publicou um novo arcabouço regulatório para os serviços de pagamentos.
Em março de 2022 foram publicadas as Resoluções BCB 197, 198, 199, 200, 201 e 20, as quais definem os critérios para as classificações dos conglomerados prudenciais integrado por ao menos uma instituição que realize serviço de pagamento, as diretrizes para o gerenciamento de riscos e as regras para o cálculo de requerimento mínimo de Patrimônio de Referência.
Validade de acesso: 30 dias.
Curso 100% Ao Vivo
Certificado: Sim
No programa você vai rever os principais conceitos e definições de riscos e capital endereçados pelos Acordos de Basileia no contexto do BIS e do Banco Central do Brasil. Entender como as Intuições de Pagamentos serão impactadas com os novos normativos (Resoluções BCB 197, 198, 199, 200, 201 e 202) e ensinar como calcular os requerimentos mínimos de capital para os conglomerados Tipo 1, 2 e 3.
O programa aborda integralmente os conceitos e definições estabelecidos Banco Central do Brasil, sob um enfoque analítico-expositivo, com exemplos e exercícios práticos para a aplicação do conteúdo abordado.
Profissionais de gerenciamento de riscos e envolvidos com a gestão e/ou a apuração de capital nas instituições financeiras.
Experiência de 16 anos na indústria financeira, mais notadamente na área de Compliance e Gestão de Riscos e Capital. Na área de Gestão de Riscos possui vivência na implantação de estruturas para o gerenciamento de riscos, gestão de capital e conhecimentos sólidos de metodologias para a identificação, monitoramento e mitigação de riscos.
Atuou no auxílio a Alta Administração na definição do apetite aos riscos, elaboração da matriz de riscos, disseminação da cultura de riscos, análise de novos produtos, serviços e processos com foco em riscos.
Gerente Sênior na BIP Consultoria desde 2018, atua com projetos de consultoria relacionados a riscos e capital e aspectos regulatórios do Banco Central e CVM. Palestrante em eventos de riscos nas associações e no GRISC.
Prepare-se para as novas regras da Reforma Tributária no setor financeiro e garanta segurança, conformidade e vantagem competitiva!
Atualize-se sobre as novas regras tributárias que estão transformando o sistema financeiro.
Atualize-se com as novas normas da e-Financeira e evite riscos fiscais em sua instituição!
Compliance na prática: domine ética, risco e governança para impulsionar sua carreira e o sucesso corporativo.
Você está pronto para dominar os principais relatórios regulatórios exigidos pelo Banco Central do Brasil?
Aprenda a calcular o RWA SENS, entenda os modelos internos (IMA) e aplique as exigências mais recentes do CMN e Banco Central na prática.
Entenda a tributação no setor financeiro com foco em bancos!
Domine as normas contábeis e regulatórias do setor financeiro e de pagamento!
Participe deste curso essencial para quem deseja entender os conceitos, as atribuições e os mecanismos por trás da gestão integrada de ativos e passivos em instituições financeiras.
Capacite-se para aplicar corretamente os novos critérios contábeis exigidos para operações de câmbio, conforme a Resolução CMN nº 4.966/21 e o novo plano de contas do COSIF.