Estamos em pleno processo de transformação das relações empresariais, em que os princípios de governança, ambientais e sociais estão em pleno debate e desenvolvimento em diversas frentes. Nosso aulão visa abordar um breve panorama das duas normas em edital de audiência pública pelo CBPS , a CBPS 01 – Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e a CBPS 02 – Divulgações Relacionadas ao Clima.
Graduado em Ciência da Computação pelo UNIVEM, Matheus Ferraroni é mestre e doutorando pela renomada UNICAMP, onde se destacou com prêmios em reconhecimento às suas contribuições, refletidas em diversas publicações de impacto nacional e internacional. Seu foco de pesquisa está centrado no campo da inteligência artificial, com ênfase especial na proteção da privacidade em redes neurais profundas, empregando técnicas de treinamento federado. No âmbito profissional, Matheus desempenhou papéis em empresas dos setores de finanças, agricultura e educação. Sua trajetória profissional abrange desde estágio até assumir responsabilidades como diretor de TI.
Com mais de uma década de experiência como engenheiro de software no setor financeiro, com contribuições para o desenvolvimento de produtos relacionados a crédito, integração bancária e eficiência operacional. Atualmente, com foco na redução de custos e eficiência do setor financeiro, enquanto promove a programação para não programadores, visando entender as tendências futuras e tecnologias disruptivas nesse campo.

Aulão “Destinações legais e estatutárias - o período assemblear chegou!”, que faz parte do curso “Especialista em Contabilidade de Cooperativas de Crédito (BACEN GAAP e IFRS)”, tratará dos eventos relacionados às assembleias gerais e seus correlatos, que precisam ser registrados pela contabilidade das cooperativas financeiras de acordo com as boas práticas contábeis, de modo que contribuam para a geração de demonstrações financeiras confiáveis para os cooperados e à sociedade.

O mundo vem cada vez mais se preocupando com os impactos ambientais e sociais das suas ações. Muitas iniciativas vêm sendo tomadas em várias frentes e a contabilidade precisa de adaptar a essas questões. O mundo de finanças e contábil estão passando por mais essa transformação. Normas GRI, SASB, ISSB, SEC, etc bem como os produtos financeiros verdes e sustentáveis, créditos de carbono... São muitas novidades e o profissional deve estar antenado para os desafios. Venha se preparar para essa discussão quente para os próximos anos!